terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Tiragem do Jornal Diário do Nordeste 28/11/2013

     
Ação Dunas Limpas

CADERNO TURISMO

AQUIRAZ

Ação Dunas Limpas mobiliza bugueiros

28.11.2013

A Associação Ecológica dos Bugueiros de Aquiraz (Aeba), em parceria com o Beach Park e o Sebrae, realizará, no próximo sábado, dia 30, um mutirão de limpeza das dunas das praias do município. A ação, intitulada "Campanha Dunas Limpas", acontecerá a partir das nove horas, no Polo de Lazer da Prainha, e visa a preservação ambiental de um dos lugares mais visitados por turistas no litoral da Região Metropolitana de Fortaleza. Irão participar da ação 42 bugueiros associados à Aeba.

O tesoureiro da associação, Evênio Matos, conta que a ideia da campanha surgiu na elaboração do planejamento estratégico da entidade, realizado sob orientação do Sebrae no Ceará, quando foi constatado que a sujeira nas dunas estava prejudicando o turismo e, consequentemente, o trabalho dos bugueiros.

"Temos a consciência de que a degradação das dunas irá afetar as gerações futuras e o nosso objetivo é lutar pela sua preservação. Até porque nós também dependemos da beleza das dunas para sobreviver, pois turista nenhum quer visitar um lugar sujo, mal conservado", afirma.

De acordo com Matos, será feito um comboio de buggies. Com sacos de lixo nas mãos, os bugueiros farão o recolhimento dos dejetos jogados pelas trilhas nas dunas. "Os associados da Aeba já fazem um trabalho educativo com os clientes, solicitando que não joguem lixo fora do carro durante o passeio. Os resíduos gerados são recolhidos pelos bugueiros que, ao final do passeio, dão o destino final correto a todo o lixo", informa.

Associativismo
O planejamento estratégico da Aeba faz parte de uma série de ações que o Sebrae desenvolve junto à entidade, com a parceria do Beach Park. A ideia é estimular a cultura da cooperação e promover melhorias na gestão da associação. A parceria começou a ser costurada neste ano e logo foi feita uma reunião de sensibilização sobre o associativismo. Em seguida, os bugueiros receberam consultorias de orientação, através de reuniões de acompanhamento e monitoramento das ações realizadas e a realizar. De agosto a outubro, os bugueiros participaram de cursos sobre associativismo.